18 de março de 2010

Silêncios desconcertantes

Alguma vez tiveram aquela sensação de que falta algo? De que não conseguem exprimir o que sentem, pois é tudo um imenso nevoeiro, demasiado denso para poder entender? Aquelas alturas em que nos sentimos deslocados de nós próprios, em que o limite entre emoções é demasiado ténue. Parece que o mundo existe e nós estamos lá, mas ao mesmo tempo, não estamos. É complexo e difícil de entender o porquê destes mistérios, o porquê de tanta obscuridade emocional e racional. É, de facto, uma verdadeira "dor de pensar", algo que nos atormenta muitas vezes sem darmos conta, outras vezes desejávamos, do fundo da alma, que não existissem.
A ignorância é uma dádiva e uma maldição..."invejo" quem consegue viver sem pensar, quem vive sem conhecimento e consegue, ainda que temporariamente ou até ao fim do tempo, ser feliz. Ao mesmo tempo isto para mim é revoltante: as pessoas não conhecem, não sabem, não sentem. De que vale uma felicidade que não é eterna se a verdade dói e quando se aperceberem disso, viverão para sempre desiludidos?
Prefiro ter dor de pensar a ser um ignorante. Prefiro saber que o mundo existe, prefiro tentar entendê-lo. Não espero que me compreendam, nem que me defendam...muito pelo contrário.
Todas estas angústias sem nexo e sem nome...vão e vêm. Todas as fragilidades internas ficam, não têm cura. Cabe apenas a cada um lidar com as suas revoltas e os seus momentos de confusão. Cabe a cada um saber o que fazer a seguir.
Eu...eu sei que hoje estou assim, e amanhã será um novo dia. Até lá...que venha o mistério e o profundo. Cá estarei para aceitar o desafio e seguir em frente de cabeça erguida.

4 comentários:

  1. "Prefiro ter dor de pensar a ser um ignorante."

    Concordo contigo. Mas se de vez em quando conseguisse desligar o pensamento, talvez fosse mais feliz!

    ResponderEliminar
  2. Também concordo. Não é fácil de lidar, daí que diga que cada um tem que saber controlar as suas fragilidades.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente!! os teus textos sao em parte o espelho da minha vida!

    Parabens por este blog

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela opinião ! É um elogio observar que alguém se identifica com o que escrevo ! =)

    ResponderEliminar