17 de abril de 2011

É simples

É simples, apenas nós teimamos.
É fácil, somos nós que complicamos.
Os fracos são fortes e os fortes são fracos,
Todos somos iguais, cada um é apenas cacos.

Uma mera porção de ser, uma reflexão
No espelho da vida. Presos na sua emoção.
Não sabem ver o quão simples pode ser,
Na adversidade ou na fartura, só basta viver.

Quantos mais milhares de anos irão passar?
Sou humano, decerto, não nasci deus luso.
Mas tenho consciência, tenho sonhos a fervilhar.

Por isso não compliquem, não vivam presos.
Quem nasce perfeito não consegue evoluir.
Acordemos do sono que arrefece os sonhos acesos!

[ Acho que saber viver não é ultrapassar as adversidades nem é poder ser feliz para sempre. Viver é amar e sofrer, ganhar e perder, lutar e fugir, pensar e sentir. Não podemos tentar ser mais altos que o pódio nem querer ficar eternamente debaixo dele. Se quisermos aprender, temos que esperar o pior, fazer o melhor, absorver os erros e irradiar emoções, para não sermos presos na emoção ou no pensamento. Tudo é fácil, só será difícil se não houver consciência. Acordemos! ]

5 comentários:

  1. Pois olha que é precisamente a profundidade que gera o interesse e é por isso que complexificar o simples torna a vida entusiasmante! :)

    ResponderEliminar
  2. Mas a vida é complexa e ninguém nega isso. O ser humano é que complica o viver, porque viver é simples. Aproveitar a complexidade da vida, gozar os aspectos negativos e positivos é simples. Nós é que gostamos de complicar o viver e tirar a vontade e o gozo de do mesmo...somos seres cada vez mais inteligentes com cada vez menos saúde mental para viver, não temos consciência nem forma de pensar ao nível daquilo que somos capazes. Existe muita complexidade ao nosso redor...e como seres complexos que somos, basta observar e aproveitar, de forma simples. :)

    ResponderEliminar
  3. Hum... eu cá acho que somos é seres que se tendem a simplificar.
    Quando nos deparamos com os problemas e com a complexidade da vida, tendemos a optar pelo caminho mais fácil e achamos aborrecidos os caminhos que dão mais luta. É por isso que a evolução parece um milagre quando existe. Pelo menos numa Nação tão romântica como a nossa.
    Apenas os que atravessam a complexidade e a profundidade tendem a achar estes temas fáceis. É fácil para mim, por exemplo, fazer uma boa análise, com prós e contras. Muito fácil mesmo, faço isso rapidamente. Para a maioria, no entanto, eish, que grande seca... só o trabalho!
    Compreendes onde quero chegar?

    ResponderEliminar
  4. O complicar excessivamente é o mesmo que não saber desafiar-se, não saber ultrapassar os seus próprios limites; ter falta de consciência, ter falta de vontade, seja para lutar ou para fugir. Não somos de ferro e temos de saber quando teimar e quando deixar ir...tal como disse anteriormente, somos seres cada vez mais inteligentes com cada vez menos saúde mental para viver. Esses que procuram o fácil não sabem adaptar-se e adoecem psicologicamente...estão a complicar a sua própria forma de viver.
    Sim, compreendo perfeitamente. Obrigado pelos comentários :)

    ResponderEliminar
  5. É uma perspectiva interessante. Complicar a vida por a tentar simplificar... É interessante, mesmo.
    De nada. :)

    ResponderEliminar