1 de março de 2011

Sonhar [ aniversário do blog: 1 ano! ]

Tão fácil que é, viver estando já morto.
A besta humana sempre foi boa a perder controlo,
Leva um caminho a direito que dá para o torto,
Procura forma de afundar no próprio desconsolo.
Tantos milhares de anos necessários
Para abrir a mente a estes mercenários?

Cedo comecei eu a sonhar com o mundo,
A vislumbrar toda a matéria das emoções.
Num mar de palavras e imagens me circundo
Para me perder destas mentais obstruções.
Nada no entanto me podia salvar da agonia
Que foi viver na escuridão em plena luz do dia.

Já fui abatido, já fui desprezado pelo meu eu,
Escravo da tristeza constante e conformista.
Ninguém é imune àquilo que é apenas seu,
A maior guerra é enfrentar a nossa face pessimista.
Apenas quem for mesmo dono da sua história
Pode dominar os monstros da sua memória.

Observo cegos perdidas por entre as ruas,
Crianças pobres a sorrir com sentimento.
Vestem os sonhos que deixam as pessoas nuas,
Vêem para além do azar e encontram contentamento.
Pois todos somos condenados ao mesmo final
Mas a consciência dos demais cai como a cal...

Nesta terra cada um é vítima do consumismo,
Essa sanguessuga que nos adormece a mente.
Pensar só em si é uma vitória do cinismo,
A sociedade não quer ver e não sente.
As nossas motivações advêm dos sonhos,
Sem eles somos apenas animais enfadonhos.

Sonhar é ver o horizonte e ignorar o precipício,
É tropeçar numa pedra e rir da trapalhice,
É errar, aprender e não cair no vício,
É crescer mesmo quando se atravessa a velhice.
Soubessem todos pensar sem quaisquer tremores
E o mundo teria menos pessoas e mais sonhadores...

...
Parece que já passou um ano. Apesar do ano ter sido difícil, na escrita, parece que foi ontem que tudo começou! E acho que depois de tanto dissabor e prazer, será justo incentivar, não só a mim com o sonho de continuar a escrita, mas também quem me incentivou a criar estes humildes murais de palavras.
Agradecimento muito especial à Sílvia Almeida, a maior apreciadora de todos os tempos. Nunca foi preciso mais que palavras entre nós para que a compreensão fosse mútua...um grande obrigado. ^^
Quero também agradecer à Lara Prudêncio, que apreciou os meus primeiros textos e mesmo distante sabe bajular-me de uma maneira mais poderosa que as próprias letras!
Agradecimento à minha Amoura aka Filipa Manteigas, que muitas vezes tirou-me dos escombros da minha angústia e ajudou-me durante tempos difíceis no meu interior. Também me inspirou em alguns dos posts!
Agradeço também a todos os que decidiram seguir o meu blog, eu não esperava nem hei-de esperar uma grande audiência, esse nunca foi o meu objectivo. Serve apenas alguém identificar-se com o que escrevo à sua maneira, interpretando e dando carinho aos significados fortes e subtis.
De resto, agradeço a mim...por ter decidido ir em frente com isto. Até ao próximo post! (:

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog :D
    Já sabes que adoro ler-te, nunca me canso!
    Love ya <3

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, amigo, pelo aniversário do seu blog. Continuo admirar muito a sua poesia perspicaz e realista. Um grito contra as amarguras da vida. Oxalá um dia venha também a admirar os seus clamores de alegria.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Agradecido pelo comentário!
    De facto, muitas amarguras cruzaram-se com esta insólita mente no último ano...amarguras que hoje talvez não teriam tanto peso e influência. Mas todos nós aprendemos e seguimos em frente à nossa maneira, e foi o que eu fiz...
    Devo dizer que hoje em dia sinto-me muito melhor, com vontade de sorrir mesmo falando dos "pesadelos" vivos presentes ou passados. Encontrei formas diferentes de ver as coisas. ^^
    Quem sabe o futuro tenha coisas igualmente realistas mas mais adocicadas...

    ResponderEliminar